A pré-candidata a deputada federal pelo PCdoB, Jandira Feghali (PCdoB/RJ) participou da abertura do 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, na Fiocruz, quinta-feira (26). Popularmente conhecido como Abrascão, o evento teve como tema a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a presença da ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet.

Para a médica chilena, “a desigualdade é um grande inimigo na América Latina e no Caribe”. Bachelet sustenta ainda que o melhor caminho inclui uma ênfase maior para a promoção de saúde e prevenção de doenças, reduzir a segmentação e a fragmentação dos serviços de saúde, resguardar as condições de trabalho dos profissionais, incluir novas tecnologias e inovação e melhorar a regulação do Estado para a construção de sistemas de financiamento que promovam a solidariedade. “Para isso, não há milagres nem atalhos, o que há é um longo caminho de trabalho coletivo que leva a mais justiça para todas e todos”, concluiu a ex-presidenta do Chile.

Referencia na defesa do SUS, Jandira destacou que a luta pelo financiamento da saúde está ligado à democracia: “Vivemos em um estado de exceção desde 2016. Depuseram uma presidenta eleita pelo povo para colocar um subordinado do mercado para vender todas as nossas riquezas e acabar com os nossos direitos. E um deles é o acesso gratuito à saúde. Quando eles aprovam a emenda constitucional 95 acabaram por congelar os recursos para o financiamento do SUS. Vamos resistir e lutar por um sistema de saúde para todos como foi estabelecido na Constituição de 1988”.

Scroll Up

Pin It on Pinterest